20 de dezembro de 2012

Pregos no Poste

 
"Era uma vez um fazendeiro que tinha um filho chamado John, um menino muito habilidoso, mas inconsequente e desatento ao que lhe diziam para fazer.

Um dia, o pai lhe disse:

- John, você é tão descuidado e distraído, toda vez que fizer algo errado, vou enfiar um prego neste poste, para você reparar quantas vêzes você faz bobagens. E toda vez que você agir certo, vou retirar um prego.

O pai fez o que disse, e todo dia tinha um monte de prego para enfiar, mas raramente algum para retirar.

Por fim, John reparou que o poste já estava muito coberto de pregos e sentiu vergonha de tantas falhas. Resolveu ser um menino melhor e, no dia seguinte, foi tão bom e cuidadoso que vários pregos foram retirados. No dia seguinte, foi a mesma coisa, e assim por um longo tempo, até que finalmente só restou um prego. Seu pai o chamou e disse:

- Olhe, John, este é o último prego e já vou retirá-lo. Está contente ?

John olhou para o poste e então, em vez de mostrar alegria como o pai esperava, explodiu em lágrima.

- Ora - disse o pai - o que foi ?? Pensei que você ia ficar muito feliz; os pregos acabaram-se todos !!

- É - soluçou John - "os pregos" sumiram, mas as "marcas ainda estão aí."

E é a mesma coisa com os vícios e os maus hábitos, podemos superá-los, consertá-los pouco a pouco, mas as marcas ficam. Por isso, a cada vez que percebemos estar fazendo alguma coisa errada ou adquirindo um mau hábito, é bom pararmos logo. Pois cada vez que cedermos, vamos estar enfiando um outro prego no poste e isso vai deixar a sua "marca", mesmo que, mais tarde, o prego seja retirado.
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário